O Bom Anfitrião não pode esquecer!

Ser anfitrião não é fácil, são tantas responsabilidades que de vez em quando se perde um pouco a tranquilidade, o foco! Quando estiver começando a ficar neurótico...leia essas dicas! O amor é o motivo desta celebração. Não deixe esse sentido se perder e não brigue sem necessidade com pessoas especiais por qualquer detalhe dos preparativo do evento. O desgaste não é válido, travar uma discussão apenas porque ninguém quis a fita do laço do bem casado junto com você. Respeite o momento e o interesse do outro, se ele não quiser se envolver tanto com os preparativos igual você. Para se ter uma celebração casamento feliz cada um tem que respeitar o espaço do outro. Detalhes são muito legais, mas só enquanto você estiver se divertindo com o preparativo deles. Se não der para o prendedor do guardanapo ter sido “rosa chá” ao invés de “rosa bebê”, não se descabele por isso. Pense bem, os convidados nunca saberão como tinhas pensado que seria, ninguém, absolutamente ninguém vai achar que o prendedor ia ficar mais bonito se tivesse sido “rosa bebê”. Pare de sofrer por detalhes que não mudarão seu evento em nada. Concentre-se sempre nos fornecedores que você tiver maior empatia. Se você não está gostando do atendimento, se ele demora em te responder, se o preço ficou muito mais caro do que você pode pagar, se você não acha a pessoa simpática e se você não sente que ele ama o que faz, esquece, não é o fornecedor perfeito para seu evento. Mesmo que outros amem tal fornecedor, o importante é você estar segura de que são os melhores fornecedores para trabalhar no seu evento. Ter empatia com os fornecedores é fundamental. Tudo dá certo no final. Celebrar, festejar é bom demais. Não pense o tempo todo só nos detalhes do grande dia.Com certeza o dia da sua festa será o dia mais feliz da sua vida, mas são todos os outros dias em que você está junto de quem ama que realmente valem a pena, que trazem aquela pequena dose diária de felicidade.

PARA FICAR REALIZADO

O TORNA SUA FESTA UM SUCESSO?
Conheça 5 pontos para te tornar um anfitrião REALIZADO!
1) Anfitrião com sorriso no rosto, de bem com a vida. Boas Vibrações atraem Boas Vibrações! Sua energia contagiará todos os convidados então relaxe e não passe tensão para os seus convidados!
2) Convide pessoas realmente importantes!!!! Não é interessante convidar um grupo de pessoas apenas por formalidade ou interesse, preze por convidar pessoas que fazem parte do seu dia a dia. Quando todos os convidados são conhecidos e queridos, o entrosamento é muito maior, e a festa ganha uma energia que contagia todos.
3) Boa Música. Se for banda ou DJ tanto faz...desde que seja muito bom. Um profissional experiente sabe manter a festa animada...sabe a hora certa de “bombar” a pista de dança! Música é pura energia! O importante é nessa hora ser um pouco eclético.
4) Bebidas são o combustível para uma festa boa e longa. A quantidade? Bastante!!! Gelada? No ponto! Sempre atente para o perfil do seu público, para que possa definir o que servir...pode ser da cerveja ao proseco, mas não esqueça...uma bebida de baixa qualidade dará dor de cabeça não só a você...mas a todos os convidados!
5) Quando se tem a certeza que o evento foi um sucesso? Sabe quando os convidados comentam assim: “O casamento de fulana foi a cara dela”...é isso aí...não faça casamento seguindo modismo, siga o seu estilo...traduza através do detalhes os seu gosto, a sua maneira de ver as coisas!!!Só assim ele será único!

LISTA DE CONVIDADOS , quantos faltarão?

Regra Básica: A lista de convidados é o principal norte para a contratação dos serviços! Se colocou o nome do convidado na lista ENTENDE-SE QUE quer que ele esteja lá! Tem gente que contrata buffet para atender 100 convidados, mas na verdade convida umas 250 pessoas. Quem sai perdendo com isso? VOCÊ! O buffet irá preparar o serviço e comida para o número de pessoas contratadas (eles sempre estão preparados para até 10% a mais do contratado), mas se a margem de convidados que ultrapassaram for muito grande, sua festa corre o sério risco de ter um serviço ineficiente e pouca comida! Acho que nisso não vale a pena ariscar! Algumas pessoas convidam já contando que tal pessoa não virá. Sabe aquele tio que mora longe e nunca sai de casa? Pois bem, você pode ser mais querida do que imagina, e seu evento pode ser uma ótima oportunidade para a pessoa resolver viajar e vir. Portanto nunca convide achando que não vem. Se você convida, é porque quer que a pessoa venha! Mas também é verdade que sempre alguém falta, por motivos de imprevisto, doença, viagens… então quando você for contratar um buffet, pode até fechar um número um pouco menor do que o total da sua lista. Esse “um pouco” é em torno de 10 a 15%. Perto da festa, se o número de confirmados tiver aumentado, você avisa ao buffet e paga a diferença. Cada caso é um caso, então não é uma regra absoluta. Avalie todas as possibilidades!

COMO ENDEREÇAR OS CONVITES?

Conseguir colocar o nome completo de todos os convidados na lista não é fácil! Por isso pensamos em algumas dicas que podem ajudar você nessa missão! Primeiro passo: Informe-se da grafia correta do nome dos convidados e não esqueça de certificasse do sobrenome. A missão não e fácil, mas também não é impossível...você não é a primeira e nem a última noiva a passar por isso! Se: Não sabe o sobrenome dos amigos do seu noivo? Pergunte! Não sabe se o sobrenome do marido da amiga é igual ao dela? Pergunte! Não tem mistério, perguntar não ofende...demonstra seu interesse em acertar! Dividir as tarefas é sempre uma boa, fala com a sua mãe pra ela cuida da lista da família, com a sua sogra para organizar lista da família do lado dela. Se tiveres alguma amiga que casou recentemente e tem amigos em comum...fala com ela e pega as informações!
Vamos começar com o básico:
Para exemplificar usaremos nomes fictícios!
1) Convidando um casal casado e que usa o mesmo sobrenome: Sr. e Sra. Carlos Fernandes Vasques
2) Convidando um casal casado ou que more junto, que não adotaram o mesmo sobrenome. Sr Pedro Silva de Souza e Sra. Valéria Martins Sales
3) Convidando o casal com os filhos que moram na casa dos pais: Sr. Bernardo Farias Nogueira e Família IMPORTANTE: Se os filhos não moram mais na casa dos pais e você pretende convidá-los, deve ser enviado convites separados, um para os pais e outro para o filho convidado.
4) Convidando uma amiga (ou amigo) solteira, deve ser escrito o nome completo e não é necessário o Srta.: Clara Filgueiras Pereira
5) Convidando parentes próximos, pode ser de forma carinhosa:
Aos queridos pais
Aos queridos avós
À querida Irma Beatriz
6) Convidando Padrinhos também adote formar carinhosas, pois os mesmos serão importantes;
Aos Padrinhos Ana Flávia e Igor
SUA FESTA É FORMAL OU INFORMAL? SABER ISSO FAZ TODA A DIFERENÇA NA HORA DE CONVIDAR!
O convite é a primeira impressão que os convidados terão da sua festa. Se sua intenção é uma festa formal, o correto é sempre escrever o nome completo dos convidados. Se sua festa será informal, tudo bem escrever apenas o primeiro nome e até apelidos.
1) Convidando uma amiga que tem uma filha, como faço?
Maria Clara Ferreira e Bárbara
2) Convidando uma amiga que é viúva ou separada e tem filhos:
Sra. Claudia Mendes Paiva e Família
*Se você quer convidar o pai dos filhos dessa sua amiga separada, e ele mora em outra casa, precisa enviar outro convite só no nome dele: Sr. Fulaninho de Tal.
4) Convidando duas irmãs que moram na mesma casa:
Alice e Amanda Aragão
5) Convidando um casal de Homoafetivos Se eles moram em casas diferentes, o correto é um convite individual para cada um, com o nome completo. Saulo Souza Fernandes Se eles moram juntos, pode ser feito um convite com o nome dos dois (nomes completos se o casamento for formal, apenas primeiro nome se for informal)
6) Convidando um casal de namorados
Esse tipo de convite é um pouco complicado... se não moram juntos, o correto seria entregar um convite para cada um. Isso evita também que você tenha que mandar um convite novo correndo para caligrafia porque o namoro acabou bem na semana em que você iria entregar os convites.Mas sei que na prática quase ninguém faz isso. Para amigos jovens não é necessário o Sr. e Sra., apenas decida se será formal ou informal, de acordo com sua festa. Para casais não casados, o nome da mulher pode vir na frente.
Paula e Ítalo Paula Soares e Ítalo Sales
8) Se não sabe o nome do namorado da minha amiga ou da esposa do meu amigo: Pergunte!
Escrever Cicrana de Tal e Esposo é muuuuuito deselegante! Tem gente que acha bonitinho e atencioso, mas não é. Atencioso é saber o nome de todos!
9) Quando a amiga é a mulher, posso colocar o nome dela na frente?
Se for um casal não casado, como no exemplo acima, pode. Se for um casal casado, o correto é o nome do homem primeiro, seguindo a regrinha do Sr. e Sra. ,se tiverem mesmo sobrenome ou os dois nomes completos se tiverem sobrenomes diferentes.
10) Convidando um casal que será padrinho e tem filho?
Aos Padrinho Pedro, Laura e Família
11) Convidando os amigos do escritório/ Trabalho?
Não é correto fazer um convite só para o departamento inteiro. Faça convites individuais para cada pessoa que você deseje realmente convidar (se forem casados o convite deve incluir o nome do marido ou mulher; não é obrigatório convidar os filhos se você não quiser).

O QUE SERVIR PARA OS CONVIDADOS

Para se ter uma boa festa é imprescindível um excelente serviço de buffet!
O horário da recepção deve ser levado em conta na hora da escolha do que servir!
• Uma excelente opção para um evento pela manhã é o brunch que compreende sucos, café, chás, chocolate, salada de frutas, pães, bolos, sanduíches, torta salgada e sobremesas.
• Em recepções à tarde, pode ser oferecido um buffet simples, com champagne, bolo, doces ou um coquetel. Vale ressaltar que um buffet simples pode e deve ser servido com produtos de primeiríssima qualidade.
• Já recepções noturnas com prolongamento da festa, pedem um buffet mais completo, com salgados quentes e frios, entradas frias, pratos quentes, sobremesas e o bolo.
Drinks, cervejas, uísques e champagne podem ser servidos em qualquer horário, lembrando que, para se servir uísque pela manhã ou tarde, é necessário que o ambiente seja climatizado, já que o nosso clima é muito quente!

COM QUE ROUPA EU VOU

Escolher o melhor traje para um momento especial é uma preocupação dos anfitriões e convidados.
A primeira dica na hora de escolher a roupa adequada é levar em consideração o horário e o estilo do evento. O convite é um importante aliado nesse momento por indicar o traje que deve ser usado pelos convidados (esporte fino, passeio completo, black tie).
• A manhã pede leveza e permite estampas; um chapéu sempre fica elegante
• O entardecer permite a combinação de tecidos e cores mais fortes
• A noite pede algo mais elaborado com vestidos longos e homens de paletó
02 dicas a ser consideradas: Convidadas nunca devem usar a cor branca em casamentos e convidados especiais sempre devem estar elegantes e bem trajados
E não esqueça, além de ser confortável, a roupa deve combinar com a sua personalidade!

PENSANDO NOS CONVIDADOS

Dar uma boa festa é também pensar nos convidados. Pense no conforto de seus convidados queridos do minuto em que eles chegam ao minuto em que vão embora. Se os convidados não se sentirem confortáveis, como que eles irão aproveitar a festa?
Segue alguns pontos para você ter em mente:
• Ambiente O ambiente é de difícil ou fácil acesso, muito escuro ou muito claro? Muito barulhento, pequeno, frio ou muito quente? Não esqueça que o ambiente da sua festa deve ser confortável para que os seus convidados também se sintam confortáveis
• Acesso Pense nos idosos, nas crianças, nos deficientes. Há elevador ou rampa de acesso ao seu salão? Acessibilidade deve estar presente em todos os lugares, principalmente numa festa.
• Assentos Tudo bem que hoje em dia muitas pessoas preferem um ambiente com lounge a mesas e cadeiras para todos. Não importa se haverá mesas ou lounges, mas todos ou a maioria devem ter lugares para se acomodar.
• Menu e serviços Você pensou em opção de menu para seus convidados vegetarianos, ou aqueles com alergias e restrições? Os garçons do seu buffet são atentos e rápidos? Se o serviço será em buffet, atenção que a cada 100 convidados deve haver uma estação; portanto, 300 convidados, 03 estações. Filas para comer não combinam com conforto.
• Hotel e acomodações Muitos convidados são de outra cidade? Seus convidados terão um lugar confortável e perto da festa para ficar? Ofereça para eles opções de hotéis perto da festa, negocie com o hotel um desconto para seus convidados, deixe um mapa de presentinho para eles.

CALCULANDO AS FINANÇAS

Quanto custa uma festa? Depende do tamanho do seu sonho, do local da festa, quantidade de convidados e qualidade dos fornecedores a serem contratados. Mas com certeza existe uma festa que combina direitinho com você e com o tamanho do seu bolso.
Peça sempre orçamento para no mínimo 3 fornecedores diferentes, negocie muito, anote tudo e pense muito bem antes de tomar qualquer decisão, você tem que estar 100% segura e não pisando em nuvens, por favor! O primeiro passo e sentar e conversar com todos os envolvidos para estabelecer um valor a ser gasto para a festa. E respeitar esse valor combinado. Ok, todo mundo acaba passando um pouquinho, mas não mais que 10%. Às vezes adaptações são fundamentais para se manter dentro do orçamento. Se você sempre sonhou com uma festa formal cheia de pompa e buffet estilo francês ou inglês, talvez seja melhor diminuir a lista de convidados para poder manter o alto padrão da festa. Por outro lado, se você sonha com uma festa de arromba com muito convidados, um casamento informal com buffet estilo americano é melhor. E assim por diante.
O livro Casar, da Vera Simão, sugere essa lista abaixo que ilustra a média que se gasta com cada fornecedor na realização de um evento:
Local da cerimônia – 8%
Decoração – 15%
Alimentos e Bebidas – 30% (incluindo bolo, doces e serviço)
Roupa dos anfitriões – 10% (incluindo salão e make-up)
Música – 8%
Fotografia e Filmagem – 12%
Papelaria – 3%
Lembranças – 3%
Transporte e estacionamento – 3% (aluguel do carro e serviço de manobristas)
Vários – 8%

CONTRATOS

De todas as dicas, talvez essa seja a menos divertida, mas a mais importante. Não é porque você está nas nuvens sonhando com a sua festa que vai assinar qualquer contrato sem ler ou revisar.
Vejo muitos clientes não dando atenção suficiente para esta parte. Ficam pensando em detalhes menores, acham que é o melhor fornecedor do mundo, e assinam. Se der algum problema no dia da festa e tudo que você tiver combinado com a pessoa não estiver no contrato, não há assessoria no mundo que vá resolver isso pra você. O contrato tem que refletir 100% do que você combinar verbalmente com o fornecedor.
DICAS:
• Nada deve ficar no verbal. O fornecedor te fez uma promessa, disse que vai te dar um brinde no final, peça para colocar no contrato!
• Se o fornecedor falar que fica até o final da festa, coloque no contrato!
• O fotógrafo disse que costuma tirar umas mil fotos por evento? Coloque o mínimo de fotos no contrato. Vai que justo na sua festa ele resolve tirar apenas 400.
• E seu fornecedor tiver um motivo de força maior e não puder ir ao seu casamento? No contrato tem que estar claro que ele será substituído por outra pessoa de mesmo conhecimento técnico, e de preferência nome desta outra pessoa.
• Descrição do equipamento a ser utilizado, traje da equipe, equipamento extra em caso do principal não funcionar.
• Horário de chegada para montagem, e quantas horas o serviço funcionará durante a festa.
• E lógico: nome completo dos profissionais, data e local do evento.